INFORMAÇÃO
Já não existe mais a desculpa "É falta de informação". Disponibilizamos informação necessária para que possas aprender e respeitar o lugar das outras pessoas.
Porque é que o nosso site apresenta palavras com "e" no fim?
O Sistema Elu pretende ser uma proposta de como referir pessoas não-binárias na língua portuguesa. É também uma forma de referir alguém cujo género é desconhecido ou quando um grupo possui pessoas de diferentes géneros ou quando se pretende simplesmente não incluir género na linguagem por se desejar ser o mais geral possível.
GLOSSÁRIO LGBTQIA+
Sabemos que as dúvidas existem e por isso criamos este glossário para facilitar algumas das tuas pesquisas.
Andrógino/a
Pessoa que apresenta uma expressão de género que não é claramente masculina ou feminina.
Arco-íris (bandeira do)
Criada como símbolo do orgulho gay e lésbico em São Francisco em 1978 por Gilbert Baker. Foi originalmente o símbolo da Marcha Gay da Liberdade de São Francisco de 1978, querendo-se com ela representar a diversidade das pessoas gays e lésbicas; depois disto o arco-íris e a bandeira do arco-íris foram adotados como símbolos de todo o movimento LGBT.
Assexual
Pessoa que não sente atração sexual por pessoas de nenhum género.
Bifobia
Ódio, medo ou repulsa irracionais e injustificados por pessoas bissexuais.
Bissexual (Bi)
Pessoa que se sente atraída fisicamente, emocionalmente e psicologicamente por pessoas quer do mesmo sexo quer por pessoas de sexo diferente.
Coming Out
Passagem voluntária de um estado de ocultação, perante terceiros, da orientação sexual e/ou identidade de género para um estado de autenticidade, identificando-se perante si e perante os outros como gay, lésbica, bissexual e/ou trans.
Cisgénero
Pessoa cuja identidade de género corresponde àquela que lhe foi atribuída à nascença.
Crossdresser
Pessoas que, regular ou ocasionalmente, usam roupas que socialmente são vistas como sendo usadas por pessoas do sexo oposto. Geralmente estas pessoas sentem-se bem com o seu sexo biológico e não querem mudá-lo.
Drag
Diz respeito à adaptação de roupas e de papéis que tradicionalmente estão relacionados com um sexo diferente do seu. O objectivo é o jogo, o entretenimento ou o erotismo. Os homens que adotam elementos convencionais da mulher denominam-se Drag Queens e as mulheres que adotam elementos convencionais do homem denominam-se Drag Kings. Esta palavra não deve ser confundida com a palavra crossdresser.
Expressão de Género
Diz respeito aos maneirismos, forma de vestir, forma de apresentação, aspeto físico, gostos e atitudes de uma pessoa.
Identidade de Género
Identificação pessoal, subjetiva e autonomamente determinada que cada indivíduo tem relativamente ao seu género. Pode, ou não, estar de acordo com o género associado ao sexo que lhe foi atribuído à nascença
Heterofobia
Consiste nas reações de medo e de ódio tidas por pessoas homossexuais em relação a pessoas heterossexuais.
F-M/FTM/F2M
Feminino para masculino. É usado para especificar o sentido da mudança no sexo das pessoas transexuais para o fazer corresponder à sua identidade de género. Neste caso também se pode referir como um “transexual masculino” ou um “homem transexual”.
Gay
1) diz-se de um homem que se sente atraído fisicamente, emocionalmente e psicologicamente por um outro homem. 2) usado por vezes como sinónimo de homossexual. Em inglês o termo gay engloba quer o homem homossexual quer a mulher homossexual.
Gaydar
termo usado para referir a perceção que as pessoas LGBT têm para reconhecer outras pessoas LGBT.
Heterossexismo
É o pressuposto social de que todos/as são heterossexuais e que a heterossexualidade é de alguma forma superior à homossexualidade. Heterossexismo é um termo mais abrangente que a homofobia, já que este último remete imediatamente para a noção de fobia. O heterossexismo está presente em frases como: “ela enlouquece qualquer homem” ou “ele é o marido de sonho para todas as mulheres”, frases que partem do pressuposto de que a heterossexualidade é a única orientação que existe ou que importa.
Homofobia
Termo usado pela primeira vez pelo psicólogo George Weinberg num livro seu intitulado A Sociedade e o Homossexual Saudável (1972), em que se refere à homofobia como sendo medo irrealista ou irracional ou como uma aversão à homossexualidade e/ou a pessoas homossexuais. A homofobia é uma doença social que se tem vindo a prolongar devido aos esteriótipos negativos e aos conceitos errados associados geralmente à homossexualidade. A homofobia pode levar ao ódio, à discriminação e à violência contra homossexuais e bissexuais.
Homofobia internalizada
Acontece quando alguém faz comentários homofóbicos em relação a si próprio/a ou à homossexualidade em geral. Tendo em conta que muitas pessoas na sociedade ainda vêem a homossexualidade como algo pervertido, sujo e anormal, uma pessoa com homofobia internalizada vai interiorizar e dirigir essa homofobia para si própria acreditando que é alguém pervertido/a, sujo/a ou defeituoso/a. Isto leva a sentimentos complexos e pode ter um grande impacto na autoestima, podendo provocar depressões e ansiedade. Há pessoas que se autoinfligem ou chegam mesmo a tentar o suicídio como resultado da homofobia internalizada.
Movimento Gay (também conhecido por movimento GLBT ou LGBT)
É o esforço ao longo da história para obter compreensão e tratamento igual para gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros. É usado frequentemente para designar as lutas contra a discriminação, pelos direitos legais e também as associações que levam a cabo essas lutas.
M-F/MTF/M2F
Pessoa a quem foi atribuído à nascença o sexo masculino e que faz a transição para o feminino.
Orientação Sexual
Atração física, sexual, emocional e/ou psicológica de um indivíduo a um sexo em particular. É definida pela Associação Psicológica Americana como um dos quatro componentes da sexualidade e distingue-se pela atração emocional, romântica, sexual ou atração afetiva por indivíduos de um determinado sexo.
Homossexual
Pessoa que se sente atraída fisicamente, emocionalmente e psicologicamente por uma pessoa do mesmo sexo.
Intersexual/intersexo
Pessoas que têm órgãos genitais/reprodutores (internos e/ou externos) masculinos e femininos, em simultâneo, ou cromossomas que não são nem XX nem XY. De acordo com a Intersexed Society da América do Norte em cada 2.000 bebés que nascem um é intersexo (aproximadamente).
Lésbica
Mulher que se sente atraída fisicamente, emocionalmente e psicologicamente por uma outra mulher.
Queer
Termo que diz respeito à forma como algumas pessoas expressam a sexualidade ou a identidade de género. Por vezes é usado como sinónimo da comunidade LGBT. Note-se que por detrás deste termo está geralmente um elevado nível de activismo político dentro da comunidade LGBT. Refira-se ainda que está associada a este termo uma teoria – Teoria Queer – que se desenvolvei nos anos 80 nos Estados Unidos com a publicação do livro Gender Trouble de Judith Butler.
Identidade Sexual
A autodefinição do comportamento sexual. Etiquetas como assexual, heterossexual, homossexual, gay, lésbica, bissexual, pansexual, queer, entre outres.
Sexo Biológico
Sistema de classificação tendo como base características geno ou fenotípicas de um indivíduo. Os indivíduos podem ser classificados, geralmente, como sendo do sexo masculino ou feminino. Existem diversos fatores que contribuem para o a classificação do sexo biológico de uma pessoa: cromossomas (XY, XX, ou outras combinações), genitais (estruturas reprodutivas externas), gónadas (presença de testículos ou ovários), hormonas (testosterona, estrogénios), entre outres.
Transfobia
ódio, medo ou repulsa irracionais e injustificados para com pessoas trans.
Trans
Termo abrangente que inclui qualquer pessoa que, por qualquer razão, não se identifica com o género associado ao sexo que lhe foi atribuído à nascença. Pode, ou não, fazer algum tipo de transição.
Transsexual
Termo médico, que data de 1850, criado para referir as pessoas que desejam que o seu sexo biológico corresponda à sua identidade de género, mudando assim o seu corpo através de hormonas e/ou cirurgias. Refere-se a pessoas que não se identificam com o género associado ao sexo que lhes foi atribuído à nascença. Frequentemente descrevem sentir disforia de género e fazem algum tipo de transição com o objectivo de aliviar essa disforia.
Triângulo Negro
Símbolo nazi para identificar lésbicas, prostitutas, mulheres sem crianças e aquelas com peculiaridades “antissociais”. Semelhante ao triângulo rosa, o triângulo negro tornou-se tanto um símbolo de orgulho lésbico como do feminismo.
Triângulo Rosa
Símbolo criado para identificar os homossexuais masculinos nos campos de concentração nazi. Tornou-se num símbolo do orgulho gay e foi usado pela primeira vez para relembrar a judeus homofóbicos que os homossexuais também estiveram nos campos de concentração.
Pansexual
Pansexualidade, é a atração sexual, romântica ou emocional em relação às pessoas, independentemente de seu sexo ou identidade de género.
Polisexual
Polissexualidade é uma orientação sexual, caracterizada pela atração por vários sexos ou géneros. Esta difere, e não deve ser confundida com a poligamia ou pansexualidade. Uma pessoa polissexual é "abrangente ou caracterizada por diferentes tipos de sexualidade."
Demisexual
Demissexual é uma pessoa cuja atração sexual surge, ou pode surgir, apenas quando existe envolvimento e/ou laço emocional, afetivo, e/ou intelectual com a outra pessoa, não sendo a estética o único factor determinante para o surgimento da atração sexual.
Pessoa Cis / Cisgénero
Cisgeneridade é a condição da pessoa cuja identidade de género corresponde ao género que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo, alguém que se identifica como mulher e foi designada como mulher ao nascer é uma mulher cis. O termo cis é o oposto da palavra trans.
AS BANDEIRAS
Estas são algumas das bandeiras e seus segnificados